Feito com Ionic 01 – Livrio

Posted on Posted in Sem categoria

Quem aqui do mundo Ionic que nunca ouviu, ou até mesmo fez, as perguntas:

 

  • Como fica a performance?
  • Fica igual nativo?
  • Existe casos de sucesso usando a ferramenta?
  • Eu consigo fazer isso usando Ionic? E aquilo?

 

Provavelmente todos já ouviram pelo menos uma dessas.

 

Para tentar responder a estas questões e mostrar que sim, é possível fazer coisas fantásticas com o Ionic, estamos inaugurando esta seção, onde avaliaremos alguns apps, feitos em Ionic, que ganharam destaque, seja por sua qualidade técnica, por seu layout ou pelo problema que visam resolver. Também conversaremos com os criadores dos apps para descobrirmos as vantagens e desvantagens da plataforma.

 

Para inaugura a seção, escolhi um app excelente, que tem um tema atual (consumo colaborativo) aplicado a área de livros.

 

O app a ser analisado é o Livrio!

 

 

Como pode ser visto ele possui um visual clean bastante intuitivo.

 

As principais funcionalidades do app são:

 

  • Cadastro de livros, que pode ser feito através de leitura de código de barras ou pesquisando pelo ISBN ou título do livro. Também possibilita cadastro manual;
  • Criação de estantes virtuais para organização dos livros;
  • Procurar, convidar amigos;
  • Emprestar livros. Está é a grande funcionalidade do app. Poder emprestar e controlar seus livros sem o risco de desfazer a amizade.
  • Procurar livros e recomendar para seus amigos.
  • Etc…

 

Nos dias de hoje, onde o tema consumo consciente está sendo mais discutido do que nunca, um app que visa compartilhar livros é muito mais que bem-vindo, ainda mais sendo feito em Ionic!

 

Eu tive um breve bate-papo com o Aurélio Saraiva, criador do app sobre Ionic e seus desafios:

 

  • O que levou a escolher o Ionic como plataforma mobile?

Escolhi o Ionic pela facilidade de desenvolver para Android e iOS ao mesmo tempo. Eu precisava de agilidade e não perder tempo aprendendo particularidade de cada plataforma. E também por ter afinidade com Javascript.

 

  • Qual o tamanho da equipe de desenvolvimento?

No momento somente eu sou desenvolvedor.

 

  • Tiveram algum contratempo ou dificuldade com o Ionic?

Sim. Ionic é muito legal, porém existe comportamentos diferente em cada versão de OS e plataforma, tornando o trabalho complexo. Principalmente com Scroll, animação e fluidez de transição. Alguns usuários tiveram problema, principalmente com lentidão no Android 4 e no iOS 7.1. Quando ao Android, tenho evitado ao máximo ter que usar o Crosswalk, pois aleḿ de pesado para o usuário instalar, simplesmente estou tampando o sol com a peneira. Prefiro estudar o problema e tentar contornar.

 

  • Além do Ionic, utilizaram alguma outra biblioteca/framework no desenvolvimento do app?

Foi utilizado o Ionic e diversos outros plugins cordova para complementar alguns recursos.

 

  • E no backend?

O backend do app é feito usado Python, Flask, Celery, RabbitMQ e MongoDB.

 

  • Valeu a pena o uso do Ionic? Facilitou o desenvolvimento?

Sim, não me arrependo. Tanto, que não tenho intenção de migrar o app para nativo tão cedo. O app foi desenvolvido quase que em 3 meses, incluindo backend.

 

  • Quais ferramentas vocês recomendam para quem está começando com o Ionic?

Acredito que Ionic tem tudo que ele precisa no ionic-cli. Não necessita de ferramenta externa ou complemento, isso vai depender da complexidade do app.

 

Porém para facilitar o desenvolvimento eu recomendo usar esse plugin no chrome: http://developer.blackberry.com/html5/documentation/v2_2/

 

Ele permite uma boa simulação do app, pois o ionic-lab não está maduro o suficiente no meu entendimento.

 

  • Como está a aceitação do app?

Atualmente, temos 3.500 usuário, sendo 30 mil livros cadastrados, e 20 mil eventos (ações por mês). Sendo que o app foi lançado oficialmente em Janeiro.

 

Até o memento a aceitação por parte dos usuário tem sido ótima. Tem tido alguns problemas, porém estamos correndo atrás para resolver.


Veja mais sobre o Livrio em:

Livrio site

Livrio na Google Play

Livrio na AppStore


Bem é isso ai!

Essa foi nossa primeira análise e começamos com o pé direito com um grande app.

Espero que tenha gostado e que eu tenha conseguido mostrar o potencial da ferramenta!

Até a próxima

Programe o seu futuro!

10 thoughts on “Feito com Ionic 01 – Livrio

  1. Eu testei esse aplicativo e achei muito bom. Não vi problemas quanto ao desempenho, se não soubesse que foi feito em ionic, nunca desconfiaria ser um app híbrido =D A ideia do aplicativo é ótima, fiz uma aplicação assim para o meu TCC, infelizmente na época não conhecia o ionic, desenvolvi em Android puro, e foi bem complicado

  2. Que bacana fera, esse feed back é de imensa valia, parabén por mais uma ótima iniciativa e colaboração com todos, nos passa mais confiança, segurança em meio a tantas outras opções de ferramentas atualmente disponibilizadas para desenvolvimento de apps, coincidentemente estava à pouco lendo material sobre MD4 + Ionic.. é fantástico o resultado, visual clean, como falou, intuitivo.. show! Baixei o app em questão na App Store, não tem como dizer que não é nativo.Show de bola! Abraço

  3. Muito Legal mesmo, sou um entusiasta do Ionic, acho ele o melhor Framework para desenvolvimento em javascript. Já fiz vários apps usando o Ionic mas ainda não tive a oportunidade de testar o ionic 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *